Veja quais são as maiores vantagens de comprar um apartamento na planta

Tempo de leitura: 6 minutos

Investir no mercado imobiliário é o desejo de muita gente, mas boa parte das pessoas não conta com capital suficiente para fazer uma aquisição de uma unidade pronta e estabelecida.

Diante dessa realidade, procurar propriedades ainda em fase de construção é uma opção bastante interessante. Além disso, existem diversas outras vantagens de comprar um apartamento na planta.

Além do aspecto financeiro, esses imóveis estão “saindo do forno” e contam com características desejadas e aceitáveis para os padrões de vida modernos.

Quer aprender um pouco mais sobre esse assunto? Confira o conteúdo que preparamos a seguir e descubra se essa é a alternativa perfeita para você!

Instalações modernas

Uma das maiores vantagens de comprar um apartamento na planta, inegavelmente, é que ele conta com instalações modernas. Afinal, tudo foi erguido do começo. Esse é um aspecto altamente positivo, pois os proprietários não precisarão se preocupar com reformas e manutenção por anos ou até mesmo décadas.

Além disso, itens que não eram levados em conta nas construções antigas serão melhor observados, como tomadas em todos os cômodos, encanamento com materiais mais seguros e até mesmo aspectos ecológicos, como descargas inteligentes e sistemas para reúso de água da chuva.

Ampla área de lazer

Os empreendimentos residenciais de hoje têm um foco muito maior em saúde e qualidade de vida. Dentro dessa realidade, há um maior investimento em áreas de lazer, que tornam o ambiente mais sadio e proporcionam aos moradores momentos de entretenimento a poucos passos da porta de casa.

É comum encontrar uma ou mais quadras poliesportivas, piscinas adulta e infantil, sauna, spa, cozinha gourmet, churrasqueira, área verde, salão de festas e muito mais. Para quem não abre mão da boa forma, também é comum a presença de academias de ginástica e sala de musculação.

Pagamento facilitado

O pagamento dos apartamentos na planta costuma ser mais facilitado, ao contrário do que acontece com unidades antigas. Como o comprador tem que arcar com os riscos de problemas na obra e também com eventuais atrasos, o preço fica mais acessível.

Outro ponto fundamental é que a construtora está interessada em fechar negócio, o que dá poder de barganha para o cliente e até possibilita algumas mudanças gratuitas no projeto, por exemplo. Falaremos mais sobre estas mudanças mais adiante.

Diante disso, ela tenta facilitar o quanto puder. A burocracia para abrir um financiamento direto com a construtora é menor do que nos bancos e nas instituições financeiras comuns. Além disso, o prazo para pagamento é extenso.

As entradas, por outro lado, costumam ser maiores. Entretanto, este valor não precisa ser pago integralmente no ato da assinatura de contrato, como acontece no caso de imóveis prontos – ele pode ser parcelado no período das obras e quitado após a entrega das chaves.

Possibilidade de personalização

Outra vantagem de um apartamento na planta é a possibilidade de personalizar a unidade de acordo com a sua vontade. No imóvel já pronto, por outro lado, você só poderia fazer adaptações por meio de obras – e reformas custam caro, levam tempo e geram estresse.

Você pode negociar com a empresa e adaptar tudo aos seus gostos e necessidades – dentro limitações do projeto, é claro. É possível escolher, por exemplo, o tipo de piso, as cores das paredes, os acabamentos e muito mais.

Certas construtoras permitem até mudanças discretas nas paredes e cômodos. E, o melhor de tudo, sem causar grandes transtornos para sua família e para os vizinhos.

Prazo para a mudança

Muita gente não pensa nesse detalhe, mas o tempo necessário até o final da obra também pode ser uma das maiores vantagens de comprar um apartamento na planta. O comprador e sua família poderão se organizar muito melhor para a mudança, garantindo que nada de importante fique para trás.

Ir morar em outro lugar é muito mais do que de simplesmente arrumar as malas e contratar uma transportadora. É preciso considerar fatores como a escola dos filhos, os novos trajetos para o trabalho, os locais que você frequentará e muito mais. Assim, o prazo proporciona mais tranquilidade para fazer tudo sem pressa.

Além disso, você ganha tempo para pensar em questões como decoração e mobília. Com esse tempo, pode pesquisar melhor os preços desses itens e economizar na compra.

Potencial de valorização

Os apartamentos na planta estão entre as propriedades com maior potencial de valorização dos dias de hoje. Isso acontece porque quem compra com a construtora é quem arca com o risco da obra e aguarda o prazo. Isso, por si só, já é uma tremenda garantia de que a unidade valerá muito mais desde o ato da entrega das chaves.

Os lucros podem ser ainda mais interessantes se você procurar um bairro em crescimento ou que esteja em vias de receber investimentos públicos ou privados, como a instalação de estações de metrô e trem ou a construção de shoppings ou de outros empreendimentos residenciais.

Outra dica é mirar em unidades com projetos modernos e atraentes, que incluam benefícios como um belo paisagismo, vagas extras na garagem, opções na área de lazer e arquitetura arrojada.

Segurança com a documentação

Por fim, ter segurança na documentação é outra vantagem de comprar um apartamento na planta. Quem nunca teve um amigo ou parente que enfrentou problemas ao comprar uma propriedade antiga? Muita coisa pode dar errado: registro incompleto, disputas de inventários, atrasos no pagamento de taxas ou impostos, entre outros.

Já quando você compra direto com a construtora, a unidade já chega com a sua situação completamente regularizada e descomplicada. Você não precisará correr atrás de cartórios ou antigos donos nem pagar impostos atrasados. Assim como acontece quando alguém compra um carro zero direto na concessionária, esses imóveis chegam sem problemas de uso ou pendências.

Claro, sempre existe o risco de as obras atrasarem. Entretanto, mesmo nesse caso, você tem direitos que pode requerer caso isso realmente ocorra.

Agora você já sabe quais são as principais vantagens de comprar um apartamento na planta! Se você achou que este negócio é o ideal para você, que tal sonhar mais um pouco com seu futuro lar? Confira agora nossas 6 dicas imperdíveis para decorar um imóvel na planta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *