Não consegue vender seu imóvel? Veja os erros que você está cometendo!

Tempo de leitura: 6 minutos

Vender um imóvel é uma possibilidade de fazer excelentes lucros, mas isso não quer dizer também que esse tipo de negociação não seja um enorme desafio para o proprietário. Para conseguir propostas interessantes é fundamental que se evite cometer diversos erros, alguns dos quais são muito comuns no mercado imobiliário.

Ao mesmo tempo em que temos diversos interessados em comprar, também temos uma enorme gama de alternativas atraentes, e se você cometer algum erro fatal pode acabar com sua casa ou seu apartamento encalhado por meses — ou até anos.

Confira o conteúdo que preparamos a seguir e descubra como evitar isso!

1. Fazer uma precificação inadequada

O primeiro erro que você não pode cometer ao vender um imóvel é pedir um preço que esteja completamente fora da realidade. Mesmo que você esteja disposto a baixar o valor depois, uma quantia muito elevada pode facilmente afastar um comprador em potencial. Acredite: precificar uma propriedade estrategicamente é muito difícil!

Existem diversos fatores que influenciam nesse momento, como a localização, o tamanho, a estrutura, o acabamento, o estado de conservação, a iluminação natural do imóvel e o próprio estilo do condomínio. Como se não bastasse, outro item essencial é a economia do país. Sendo assim, pesquise quanto estão pedindo por unidades semelhantes nas imediações e tire esses valores como base.

2. Deixar uma bagunça excessiva

Se você ainda estiver morando na propriedade, saiba que não é preciso deixar a casa tão impecável quanto em um projeto de unidade decorada. No entanto, é fundamental que você deixe o imóvel arrumado, organizando todos os cômodos e guardando o que puder.

Com um imóvel organizado você consegue não apenas deixar uma impressão melhor como também consegue tirar fotografias mais bonitas para os seus anúncios. Dessa maneira, quando chegar o dia das visitas, todos terão a impressão de estar em um local mais requintado e valorizado.

3. Usar fotos de baixa qualidade

Usar fotos de baixa qualidade é outro tremendo erro na hora de vender um imóvel. Lembre-se que, especialmente nos anúncios na internet, as imagens serão responsáveis por atrair a atenção dos compradores em potencial. Pouca definição, iluminação inadequada ou ângulos incorretos podem minar as suas chances de uma boa proposta.

Além de deixar a propriedade impecável, outra dica importante é aproveitar a luz natural do dia. Evite fotografar sua casa com pouca luminosidade, pois isso fará com que a qualidade da foto fique ruim. Tente passar uma sensação de profundidade e só use o seu celular para essa tarefa se ele tiver uma excelente definição na câmera.

4. Não investir em reformas

Outro erro muito comum de quem está querendo vender um imóvel é não investir em reformas pontuais. Muita gente acha que isso é desperdício de dinheiro, pois a propriedade está sendo negociada, mas o fato é que isso pode não apenas aumentar as suas chances de uma proposta como também valorizar o seu patrimônio.

Com uma obra bem aplicada, a unidade pode até dobrar de preço. Tenha em mente que uma casa ou um apartamento com a pintura em dia, sistemas hidráulicos e elétricos em perfeito estado e todas as tomadas e torneiras funcionando é capaz de atrair muito mais interessados em potencial.

5. Esquecer da manutenção

Além de investir em pequenas reformas, você também não pode abrir mão da manutenção, pois os imóveis usados acabam apresentando alguns pequenos problemas com o passar do tempo. Um estado de conservação ruim pode assustar os visitantes em um primeiro momento e, dessa forma, afastar potenciais compradores.

Antes de anunciar a sua unidade, faça uma pequena vistoria para ver como está a situação da propriedade e fique de olho em tudo o que for de uso essencial. Uma desatenção pode passar a impressão de que você não cuida do seu patrimônio e imprime nas pessoas um receio de encontrar novos problemas escondidos no futuro.

6. Desprezar a sua área externa

Caso você tenha uma casa ou até mesmo um apartamento que conte com uma área externa, é indispensável cuidar muito bem desse espaço para atrair mais interessados no negócio. Mais do que um ambiente aconchegante, esse local pode acabar sendo um belo cartão de visitas.

Sendo assim, cuide da mesma maneira que você cuidaria dos quartos e das demais dependências da residência. Refaça a pintura se for o caso, retire folhas mortas, conserte os vidros quebrados, troque as portas rachadas e conserte paredes trincadas. Melhore o visual antes de colocar o imóvel à venda!

7. Personalizar demais

Outro grande erro comum para quem está querendo vender um imóvel é personalizar demais a decoração. Especialmente se você está oferecendo a propriedade mobilada e decorada, é fundamental que você tome alguns cuidados básicos para não correr o risco de desagradar um número elevado de visitantes e interessados.

Fuja, por exemplo, de itens muito específicos, como um móvel de outras épocas ou uma parede em cores vibrantes demais. O ideal é tentar ser neutro e discreto, apostando em acabamentos com padrões básicos e práticos, sem enfeites em demasia. Tonalidades como branco, bege e terracota são a grande pedida do momento.

8. Não valorizar os acabamentos

Todo mundo sabe que os acabamentos estão entre os itens mais caros de um imóvel, mas você pode demorar muito para vender a sua casa se eles forem de má qualidade. Embora seja tentador apostar em promoções e comprar produtos que pesem menos no bolso em um primeiro momento, isso pode acabar gerando prejuízos depois.

Procure caprichar no piso, nos revestimentos, nas janelas e nas portas, em torneiras e nos registros, além de tomadas e bocais de iluminação. Fuja sempre que puder de artigos de segunda mão. Do contrário, você poderá passar a falsa impressão de que o seu patrimônio é baixo padrão e, dessa maneira, ter problemas para negociá-lo.

Esses são apenas alguns dos erros que você não pode cometer se deseja vender um imóvel com um preço justo e em pouco tempo. Gostou das nossas dicas? Ainda restou alguma dúvida sobre o assunto ou quer fazer uma sugestão? Então deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *