Tempo de leitura: 3 minutos
Quando um lançamento imobiliário acontece, as empresas responsáveis por ele — incorporadora e/ou construtora, imobiliárias e agência de publicidade — fazem de tudo para colocar os imóveis lançados em evidência. Afinal, o momento do lançamento, quando o mercado recebe a novidade e todos os esforços estão voltados para promovê-la, cria-se uma ocasião emocional diferenciada, tanto entre os responsáveis pelas vendas quanto entre os compradores.
Durante o período do lançamento que acontece no início da construção ou mesmo antes, ainda na concepção do projeto, vários argumentos favorecem a compra, que pode ser motivada pelas condições de pagamento especiais para a ocasião, pela oportunidade de escolher a unidade desejada e até pelo ímpeto de comprar uma novidade.
Normalmente, no lançamento há um pico nas vendas que, em alguns casos, é suficiente para liquidar toda a oferta. Porém, não é sempre que isso acontece, restando imóveis que deverão ser comercializados ao longo da construção ou mesmo após ela ter sido concluída. São os chamados “imóveis remanescentes”, que podem representar uma excelente opção de compra, tanto para quem faz a aquisição para uso próprio quanto para investidores. E para te contar mais sobre o porque a aquisição desse tipo de imóvel é tão vantajosa, separamos no post de hoje alguns motivos que, certamente, farão você olhá-los com outros olhos! Acompanhe.
Por que existem imóveis remanescentes?
À princípio, imaginar que um imóvel deixou de ser vendido no lançamento. Pacabar especulando que foi em função de algum fator negativo. Mas a realidade pode ser bastante diferente. Muitas vezes, por questões estratégicas, o empreendedor retira algumas unidades de venda justamente para que elas permaneçam como remanescentes, permitindo que haja uma reserva de estoque ao longo da obra e até depois da conclusão. Portanto, ao contrário do que uma primeira impressão possa provocar, um imóvel remanescente pode representar uma oportunidade de negócio com muitas vantagens.
O imóvel está pronto ou em construção
Geralmente, quando os remanescentes são postos à venda, o imóvel já está pronto ou em uma fase da construção que já permite avaliar uma série de fatores que antes só estavam na planta ou eram previstos, como a vista do ambiente, as dimensões dos cômodos, a posição do Sol, entre outros. Essa é uma característica que dá muito mais segurança ao comprador.
Condições de pagamento
Mesmo estando pronto ou em fase adiantada de construção, o imóvel remanescente, muitas vezes, é vendido com boas condições de pagamento, por meio de tabela elaborada pelo empreendedor e com possibilidades de financiamento.
Prazo de entrega
Como o imóvel já está pronto ou em fase adiantada de construção, a possibilidade de mudança pode ser imediata ou em tempo muito mais breve do que seria caso o imóvel tivesse sido adquirido no lançamento. Ao mesmo tempo, cabe considerar que como o imóvel já poderá ser ocupado, não haverá mais o custo com a locação de outro imóvel, se for o caso, ou haverá a liberação para a venda do imóvel próprio anterior ou para outra finalidade que o proprietário escolher.
Melhores descontos
Por fim, é preciso considerar que a dinâmica do mercado imobiliário exige que os empreendedores mantenham um fluxo de caixa contínuo, que é essencial para a saúde dos negócios que fazem. Às vezes, por isso mesmo eles mantêm imóveis em estoque, que poderão ser negociados com descontos, caso o incorporador ou o construtor precise de liquidez, o que não é raro acontecer. Neste caso, você terá a chance de fazer uma oferta que poderá ser interessante para o vendedor.
Por isso, fique atento e, na hora de comprar, não deixe de analisar os imóveis remanescentes que se enquadrem no seu perfil. Ainda tem alguma dúvida ou gostaria de deixar um questionamento? Então comente o post e participe da conversa!